sexta-feira, 1 de outubro de 2010

2010-Outubro no Espaço

Chama-se Gliese, está a 20 anos-luz da Terra na constelação de Balança e, segundo o Astrophysical Journal, apresenta todas as características básicas para ser habitável.

O planeta mais parecido com a Terra, foi descoberto por um grupo de astrónomos da Universidade da Califórnia (UCSC) e do Instituto Carnegie de Washington.
O responsável pela investigação, Steven Vogt, diz; “Acredito que existe 100% de probabilidade de vida neste planeta, já que, apresenta as condições ideais para isso”. 

Uma das razões pela qual os astrónomos se mostram tão seguros, é a distância que Gliese está da estrela mais próxima, a ideal para que haja água no estado líquido à superfície e a sua temperatura média, que oscila entre os -31 e os -12 graus Celsius.

O planeta não terá as quatro estações do ano da Terra, já que metade está sempre iluminada, enquanto que a outra se mantém na obscuridade – esta distribuição gera uma grande estabilidade térmica – “A vida neste planeta seria muito agradável disse Vogt.

Os astrónomos também descobriram que a força de atracção do planeta é similar à da Terra, entre 1,1 e 1,7 vezes superior, o que confere a capacidade do planeta Gliese manter uma atmosfera estável.
A sua orbita em relação à estrela (o sol de Gliese) é de apenas 36,6 dias.