sexta-feira, 3 de abril de 2009

Mensageiro Sideral

.
O Sentido da Vista
.
2009
.
Galileu
.
Kepler


No Ano Internacional da Astronomia, um evento quatrocentista se evoca. A apresentação ao mundo do Telescopium, pelo Catedrático da Universidade de Pádua, o matemático Galileo Galilei. Um pequeno livro de 30 páginas com o título de "Sidereus Nuncius" (Mensageiro sideral) explicava o pequeno objecto capaz de decifrar os contornos da superfície lunar, dando assim inicio à história da ciencia que levaria o homem ao seu primeiro pequeno passo, mas "salto de gigante para toda a humanidade".

No Museo del Prado, Madrid, encontra-se a obra da pintura de Jan Brueghel y Rubens, "El Sentido de la Vista" que representa em primeiro plano, o telescópio oferecido à filha de Filipe II Isabel Clara Eugenia pelo Marquês Spínola servidor dos governadores dos países-baixos, provável origem de tão original presente.

Galileo, inspira a paciente humildade dos astronomos, isolados, meticulosos, no medir sistemático do espaço, anunciando ao mundo de quando em vez um novo astro, ou celestial quimera cosmológica. Na terra os homens não dão conta da existência sobre as suas cabeças de uma Estação Espacial Internacional, pairando entre o planeta e o infinito. O sentido da vista, aquilo a que podemos vislumbrar, é por vezes difuso, sectário e manipulado pelos detentores oficiais da verdade... a mesma verdade a que pretendiam submeter Galileu Galilei. Mas a Terra não está fixa, ela move-se e com ela todos os planetas e estrelas. O mundo todo é isso mesmo, uma bola colorida nas mãos de uma criança.

Mesmo que tudo agora não faça sentido à vista do homem, fará sentido mais tarde, com a descoberta das leis que que ainda se escondem da ciencia. Com o telescópio, emergiram as montanhas e vales lunares e a lua, lisa e plana, ganhou novo sentido. O sentido das coisas está no conhecimento, no pormenor da visão, na leitura das coisa. Galileo sabia-o, adivinhava já um mundo novo, nunca renegou a verdade, embora só o pudesse sussurar, dizendo baixinho; "...e contudo ela move-se".
Nos tempos actuais a nave (sonda com a missão de descobrir planetas semelhantes à Terra) Kepler mostra a dimensão da galáxia Via Lactea, a 3 mil anos luz do sistema solar, afirmando assim à Humanidade, o sonho Galilleo, a busca do conhecimento.

Sem comentários: