sábado, 11 de novembro de 2006

A Quinta Política


O "Guardador de Rebanhos", porque caíra uma tromba de água (?, agora é assim, não chove, trombeia), fechou as ovelhas na sala, e ligou o sistema dolby VHS DVD (a TV). Era quinta-feira, Outono sem pasto devido às cheias. As ovelhas nem tanto, mas as cabras adoram TV.
No canal público falava Santana, primeiro-ministro deposto... No canal privado (outro, não a PlayBoy) falava Cavaco, Presidente eleito.
Ficou confuso o pastor (não o rabino de estranhas barbas que tudo sabe - tirando a lacuna do reconhecimento do Messias).
O Canal Público é feito para o público, não é do público - era a lógica que via o pastor, enquanto fazia "zapping", entre o "posto" e o "oposto". O "oposto" lançara um livro explicativo, da teoria da conspiração dos "postados" (não a posta de cherne, sim "os eleitos", quase apóstolos). E veio à memória do pastor "o evagelho" de Saramago (sim, o Nobel, livro de reconhecimento mundial) deste pequeno mais antigo país da velha Europa) e uma lágrima saudosa rolou na face rude do pastor... a viagem pela "jangada de pedra" (mergulho profundo no interior da alma) entorpeceu-lhe o dedo acusador (perdera o fim à meada que se desfiava pelos canais), e sem querer, no zapping, quedou-se (como diriam os galaico-portugueses) a olhar a notícia do lançamento na aldeia natal (não global) do novo livro (não o novo testamento) do laureado (não coroado como fora o Nazareno)... um bébé ainda, "As Pequenas Memórias", de tão grande povo.
De repente o sol brilhou nobre e leal... na invicta terra. Éa hora de sair com as ovelhas para os campos alagados (ou ir pescar). Desligou a TV, levantou-se e suspirou:
Que quinta-feira política esta! Mmmééééé, concordou o rebanho.




Sem comentários: