terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Indignai-vos!

.
Stéphane Hessel, escritor, ensaísta e activista, do Signo da Justiça, Balança, morreu com 95 anos de vida. Inspirador de "movimento dos indignados", defendia uma revolução pacífica, mas manifesta.
Nasceu alemão de origem judaica, em 1917 (por altura dos 3 pastorinhos do milagre de Fátima, Portugal)  e com a ascenção de Hitler ao poder, a sua família (perseguição dos judeus)  refugiou-se em França, onde se Hessel se naturalizou aderindo à Resistência Francesa, o movimento antí-ocupação da Alemanha na 2ª G.G.M.

Foi capturado e deportado para um campo de concentração nazi, em 1944, conseguindo evadir-se e após a guerra entrou para a carreira diplomática nas Nações Unidas, pela França. Foi o último redator (vivo) da Declaração Universal dos Direitos do Homem (1949). Fiel ao postulado da Liberdade, Stéphen Fredéric Hessel lutou sempre contra as injustiças e opressão dos povos. Lutou pelo direito à contestação, pelas manifestações de rua, a que Mário Soares proclamou "ao direito À Indignação".

Escreveu já depois da Guerra Mundial "Time Fot Outrage!", traduzido já em 25 língua (em português "Indignai-vos"), manifesto inspirador de todos os movimentos politicos de sublevação, desde a "Primavera Àrabe" ao "Occupy Wall Street" até aos movimentos insurgentes contra as medidas politico-económicas de austeridade da UE.

Na senda da Liberdade pela Democracia, que sempre defendeu, viveu e assim morreu... em terras da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, em solo francês.
Em sua memória, pelo exemplo de vida; PAZ e Liberdade!