Meia Dúzia de Portugueses podem mudar o mundo
D. Afonso Henriques
Foi o primeiro Rei de Portugal. Definiu, através de várias conquistas, praticamente o território que é hoje Portugal. Nasceu em Guimarães e morreu em Coimbra.Fernando Pessoa
Nasceu em Lisboa em 1888. Escreveu uma vasta obra, assinada pelos heterónimos Ricardo Reis, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Bernardo Soares, e pelo seu ortónimo.
Infante D. Henrique
Foi o mentor da expansão ultramarina que, mais tarde, desencadeou os descobrimentos. Culto, empreendedor, prospectivo, preparou Portugal para aquela que foi a grande gesta nacional.
D. João II
Filho de D. Afonso V e D. Isabel de Urgel, assinou, no séc. XV, o Tratado de Tordesilhas, assegurando para Portugal a posse do Brasil. O ‘Príncipe Perfeito’ morreu em Outubro de 1495 no Algarve.
Luís de Camões
Nasceu em 1525. Autor de ‘Os Lusíadas’ é considerado o maior poeta da língua portuguesa. Serviu como soldado em Ceuta, entre 1549 e 1551, onde perdeu um olho.
Vasco da Gama
Realizou a primeira viagem marítima para a Índia, partindo de Lisboa em 1497. No princípio do reinado de D. João III, foi nomeado vice-rei daquele território. Partiu em 1524, ano em que morreu.
A receita gastro-intelectual
( do 1º Chefe - Viriato )
Com esta meia dúzia de sumidades, da história de Portugal, este pequeno país poderia enfrentar as vicissitudes dos tempos modernos, servindo-se apenas dos seus exemplos. Para o acto da governação, aconselha-se, ponderarem primeiro o bem do povo, e seguidamente o engrandecimento dos povos… No continente africano, exterminar a fome – no americano acabar as guerras – no asiático proporcionar as liberdades individuais… e na União Europeia nivelar as assimetrias socio-económicas. Liderar com humanismo, e meia dúzia de ideais.
Sem comentários:
Enviar um comentário