quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Telhado no Preço da Gasolina!

.
O Governo não consegue travar o ímpeto especulativo dos preços? Sobe a gasolina porque… no Golfo do México se abateu uma tempestade, ou virou-se um petroleiro no mar da conchixina, ou agora o ocidente está próximo de um conflito com o Irão? Tudo isto é especulação! O furacão Katrina afectou a população de maioria negra, não o preço do crude que por especulação subiu imediatamente.
O petróleo não vai acabar... fatalmente o que acabou foi a exploração regrada de um bem, comum  ao progresso da humanidade. Foram as necessidades da guerra do golfo, a crise financeira mundial, a ambição desmedida das familias detentoras do ouro negro, até mesmo a demanda excessiva do novo capitalismo da China, que denegriram a exactidão dos preços, a justeza da exploração e transporte do vil néctar do século vinte. A Liga Árabe sempre o afirmou; "os preços são exorbitantes e especulativos". Não o sabe o Presidente, que é economista, o 1º Ministro ou todos os outros que ministram? Alguns que antes diziam cobras e lagartos da sucção dos combustíveis. Sabemos todos que a Entidade Reguladora é quem não vê, nem concertação desleal nem abuso de preços. Mas será que é preciso tirar um curso para ser administrador da Petrogal? Não basta ser ex-governante?! Ou foram governantes já, sem competências sequer para exercerem a governação?

Quem da governança sabe? O ouro negro é o verdadeiro motor da economia, e esta anda pelas ruas da amargura, ou seja, anda pelas ruas. Devia estar em casa, com teto de abrigo ao devaneio da exploração da insalubre “confiance” do povinho, que tudo toma por garantido. Só que já não é o preço do barril do crude, agora é o valor da economia, do mercado petrolífero, da bolsa e do bolso, da demanda e oferta do  blá blá blá… e o povo não entende mais esta Allgarviada do mercado cambial americano ou mercado do reino da Elisa ou da Bety. Em Sines os sinos tocam, avisam de pirataria na costa; Aqui D'El Rey!
É deveras confuso… para o povo! Mas… e os governantes? Melhor, os ex-governantes?! Eles entendem? Sabem? Estão preocupados, é o que dizem, e podemos todos especular o porquê. Porque, não sabem!

Se não sabem, deveriam! Eles, os que ocupam lugares na Administração da seiva da sociedade. A fonte da luz e energia das correntes marítimas e ferroviárias deste país, que se afunda em impostos de circulação. Transportem… toda a Administração para as “novas oportunidades” e apliquem o abc, do antes e o xyz do depois, do acordo ortográfico, para assim despoluírem as mentes entorpecidas pela mensalidade salarial, e quiçá descubram, após cursos e diplomas, após o exame da 4ª classe, que é hora de meter o papão dentro de casa; Debaixo de um telhado que nos proteja das chuvas e tempestades que estão no advir especulativo das estações do ano. Dar abrigo às reais necessidades... para as fábricas, as gasolineiras de fronteira, as ambulâncias, bombeiro e a própria polícia, aos vendedores de fruta e aos da peixaria… A todos e a cada um que tenha carro, que pagou impostos, que pagaram taxas e aos turistas que nos visitam ou poderiam visitar, enfim… Proteger a economia, a cidadania, desta ganancia abusiva.

Pôr um teto máximo aos preços de gasolina! Manda o bom juízo, sem apelo ou agravo!

Um canário na gaiola, para o governo, não vá o monóxido de carbono asfixiar a meta da Tróica!